De torcedor para torcedor – Site não oficial

Aspectos do jogo XII: Regras de Roster da NFL

29/05/2013 - 10:16


roster

Seguindo a série Aspectos do Jogo nesta offseason, o post de hoje trata das regras que regulamentam os rosters de todos os times da NFL. É sempre útil para o Broncos Brasil trazer estes detalhes tão específicos da liga, porque assim todos podem compreender melhor o esporte que amam e enriquecer a discussão e troca de idéia entre nós mesmos. 

Se você quiser dar uma olhada nos artigos anteriores da série, confira aqui a lista completa de todos os assuntos já abordados. Muito deles falam do nosso querido Denver Broncos, mas muitos servem para conhecimento em geral de qualquer fã de futebol americano.

 

Com o Training Camp se aproximando, todos nós ficamos muito curiosos para saber quem serão os 53 jogadores do Denver Broncos para a próxima temporada. O Roster neste período tem até 90 jogadores (nenhum time fica com menos do que o limite) e portanto muitos cortes vão ocorrer para o kickoff de 2013.

Muita gente desconhece todas as regras de roster e quais são as possibilidades para cada franquia em como designar seus jogadores. Espero que mais este assunto fique fácil e de rápido entendimento depois deste artigo.

 

aaa

O linebacker Joe Mays é tido como nome certo para ser cortado antes da temporada.

Os cortes de roster

Já sabemos que os times começam sua pré temporada com 90 jogadores e que cada franquia pode ter somente 53 jogadores em seu roster para disputar a temporada.

O primeiro corte deve acontecer por volta da semana 3 dos jogos da preseason de cada time. De 90 jogadores, cada time deve permanecer com no máximo 75 jogadores.

Depois de poucos dias, após cada time fazer seu 4º jogo de preseason, cada roster é finalmente reduzido para até 53 jogadores.

Todos os jogadores que excederem este número devem ser cortados (ou waived, explicaremos este termo mais adiante), ou colocados em alguma designação alternativa, fiscalizada pela NFL.

Com todos os times da NFL tendo seus roster com 53 jogadores, cada um deles tem um prazo de 24 horas para assinar qualquer jogador que tenha sido waived (“dispensado”) por algum outro time.

Passadas essas 24 horas, cada time pode assinar com até 8 jogadores, que não façam parte de nenhum roster de nenhum outro time, para formarem seu Practice Squad (para maiores explicações sobre isto, leia este post).

Estes 8 jogadores permanecem com o time em todas as atividades e treinamentos, mas não podem participar de jogos a menos que sejam ativados para o roster de 53 jogadores (no lugar de algum jogador, é claro).

Cada franquia só pode assinar um jogador do Practice Squad de outra franquia se ele for imediatamente ativado no roster principal do time que o está contratando.

 

Ativos / Inativos

A lista de Ativos/Inativos é a principal fundação de qualquer time da NFL. Ela consiste de todos os jogadores da franquia que estão sob contrato e são elegíveis para qualquer jogo de preseason, temporada regular ou playoffs. A cada partida, cada time pode ter 45 jogadores ativos e 8 inativos.

Uma regra especial para quarterbacks diz que o 3º quarterback de um time, mesmo estando na lista de inativos em um jogo oficial, pode estar vestido e equipado para jogar. Ele só pode jogar em emergências e, caso ele entre em campo durante os três primeiros quartos, os outros 2 quarterbacks não podem mais voltar ao jogo.

As possíveis designações que um time pode atribuir a cada jogador que não está no roster de 53 jogadores são as seguintes:

 STATUS  DESIGNAÇÃO
 IR  Reserve/Injured
 Waived/Injured  Waived/Injured
 Injured  Practice Squad/Injured
 Active/PUP  Active/Physically Unable to Perform
 PUP  Reserve/Physically Unable to Perform
 Active/NF-Inj  Active/Non-Football Injury
 Active/NF-Ill  Active/Non-Football Illness
 NF-Inj  Reserve/Non-Football Injury
 NF-Ill  Reserve/Non-Football Illness
 Did Not Report  Reserve/Did Not Report
 Left Camp  Reserve/Left Camp
 Susp  Reserve/Suspended
 Military  Reserve/Military
 Exempt  Exempt/Commissioner’s Permission
 Future Contracts  Reserve/Future

As designações de Active e Reserve determinam como o jogador conta contra o roster. Se um jogador está Active (ativo), ele faz parte do roster de 53 jogadores. Se ele está Reserve (reserva), ele é “propriedade” da franquia, mas não conta como membro do roster de 53 jogadores.

 

Injured Reserve (IR)

Quando um jogador se machuca de modo tão sério que não possa jogar, ele é designado como IR. Uma vez que ele é colocado lá, só pode retornar ao time (caso se recupere) após a semana 8. Esta regra mudou em 2012; antes disso um jogado no IR tinha que ficar a temporada inteira sem jogar ou treinar com seu time.

O time que designa algum jogador para a lista de IR pode preencher esta vaga no roster com qualquer jogador que deseje. Já o jogador que foi para a IR continua recebendo seu salário e assistência médica durante toda a temporada.

 

aaa

O guard Chris Kuper se lesionou ano passado e deve começar a temporada 2013 na PUP List.

PUP List

Existem 2 tipos de desigação PUP: a Active/PUP e a Reserve/PUP. O jogador designado nesta lista também recebe seu salário e não pode participar de jogos ou treinamentos com seu time.

A diferença de PUP para IR é que nesta designação o jogador pode voltar ao time a partir da semana 6.

Depois disso, aquela franquia tem 3 semanas para decidir se vai colocá-lo na IR, se vai dispensá-lo ou se vai ativá-lo no roster de 53 jogadores.

Nenhum jogador que já tenha feito algum treinamento ou jogo pelo time naquela temporada pode ser colocado na lista de PUP. 

Somente podem ser designados a ela os jogadores que não estiveram saudáveis para começar a pré temporada com o time e o início do training camp.

 

Non-Football Injury ou Illness (NFI)

Qualquer time da NFL pode colocar um jogador nesta lista se ele tiver tido qualquer lesão ou problema físico decorrente de alguma situação não relacionada com o futebol americano.

Este jogador não vai receber seu salário, além de também estar proibido de treinar com o time até 3 semanas depois do exato dia que o time faça seu sexto jogo de temporada regular.

Ao final deste período, o time pode colocar o jogador tanto na lista de ativos quanto de inativos. Já os os jogadores nas categorias de Reserve/Retired, Reserve/Did Not Report, Reserve/Exclusive Rights e Reserve/Left Squad em uma temporada anterior, não podem ser reintegrados antes de um tempo de 30 dias antes do fim da temporada regular.

 

Waivers Wire

O sistema de waivers wire é um procedimento em que o contrato ou direitos de NFL de um jogador são disponibilizados por uma franquia para qualquer outro time da liga. Quando um jogador é waived (“dispensado”), os outros 31 times podem colocar um claim (“reivindicar”) naquele jogador.

Quando um jogador é waived, e portanto está disponível, cada time tem 10 dias para fazer suas claims durante a offseason, e durante o período de julho a dezembro este prazo é de 24 horas. Se um jogador recebe o claim de mais de um time neste período, a prioridade é baseada na ordem do draft anterior.

Através do acordo entre liga e jogadores (CBA), qualquer veterano com mais de 4 anos jogando na NFL não é elegível para o sistema de waivers. Se o time dispensar este jogador, ele é considerado pura e simplesmente um free agent não restrito (URFA) e sem contrato vigente com franquia nenhuma.

Se algum jogador for waived e não receber o claim de nenhum time durante o prazo estipulado, ele se torna automaticamente um free agent. Neste ponto ele se torna livre para assinar um novo e diferente contrato com qualquer time, inclusive o time que o liberou.

 

Espero ter conseguido escrever tudo do modo mais simples possível, mas se você tiver alguma dúvida, sugestão ou quiser acrescentar algo, fique a vontade. Lembre-se que somos todos aprendizes e a troca de idéias e informações é fundamental para o crescimento de todos nos aspectos do jogo desse esporte que amamos.

GO BRONCOS!

Gostou do post? Clique em Like e Comente ;)

Este post não necessariamente representa a opinião
do BroncosBrasil.com, mas unicamente de seu autor.

Deixe seu comentário


seis − = 3

Curta o BBr no Facebook

Aposta 10

Comentários +Recentes

Grupo do Facebook

Siga o BBr no Twitter