De torcedor para torcedor – Site não oficial

Avaliando o novo center Steve Vallos

30/07/2013 - 10:15


Steve Vallos

Apesar da triste notícia do rompimento de ligamento cruzado anterior do nosso C Dan Koppen, o Denver Broncos mostrou estar previnido para possíveis problemas como este e já tinha um plano alternativo. Algumas horas depois a franquia já anunciou a contratação do veterano C Steve Vallos. Como pouca gente conhece o jogador, vamos avaliar como ele se sai nas funções de um center.


Como já mencionado no post da notícia da contratação, eu não acho que o Steve Vallos seja a nossa resposta a médio prazo. É bastante difícil fazer uma análise profunda do jogador de 29 anos, já que foi titular em poucos jogos. Em 2011 e 2012, por exemplo, ele era um guard reserva.

Por esse motivo vale ressaltar que esta avaliação é feita sobre uma amostra realmente pequena do Steve Vallos em campo; e a maioria dos jogos em que ele atuou seu time estava perdendo, o que dificulta bastante ver como ele se sai em run blocking. De qualquer forma, agradeço a ajuda do Mike Gomez do MHR neste post e vamos lá.

 

Pass Blocking

+ Fazia chamadas na linha desde seu primeiro snap

+ Tem uma constituição física balançeada

+ Nunca foi subjugado nas trincheiras

+ Diagnosticou piruetas dos DTs rapidamente e bloqueou o pass rusher correto

+ Mostrou velocidade em identificar qual guard ajudar no bloqueio

+ Tem uma boa colocação de mãos para evitar esgrimas ao se engatar nos bloqueios

- Em alguns snaps foi enganado por DTs dropando para cobertura

- Fez 1 snap acima da cabeça do QB e essa jogada resultou em 20 jardas perdidas e 1 punt no final da série

 

Run Blocking

+ Parece ser ótimo para o Zone Blocking Scheme

+ Executa bloqueios conjuntos e rapidamente chega ao segundo nível

+ Registrou 1 pancake na pequena amostra de jogadas

+ Não teve nenhum snap muffed quando o QB estava under center

- Mostrou problemas em esgrima e colocação de mãos quando está em movimento, principalmente se for lateralmente na linha de scrimmage

- Os LBs e demais defensores do segundo nível foram capazes de desengatar ele muito fácil para fazer um tackle

- Tendência a ter problemas com DTs que forem mais ativos na esgrima e que não desistirem da batalha nas trincheiras

 

Apesar de pouco material para ser observado, o Steve Vallos deve ser um center ok se conseguir o trabalho de titular. Suas habilidades em pass blocking e principalmente em ZBS fazem dele uma contratação bastante decente. Espero que ele tenha evoluído bastante nos tempos em que não temos as imagens de vídeo dele para analisar.

A presença de Alex Gibbs auxiliando a nossa linha ofensiva deve ajudar muito nas deficiências do Steve Vallos. Como eles estiveram juntos em Seattle no training camp de 2010, eu não ficaria surpreso se veio daí a indicação desse nome para o front office ir atrás.

Espero que não tenhamos mais nenhuma baixa no time durante a preparação, embora nossa comissão técnica tenha demonstrado estar preparada para eventualidades como esta. Você acha que o Steve Vallos foi uma boa contratação? Ainda acha o Broncos como um time candidato ao Super Bowl?

GO BRONCOS!

Gostou do post? Clique em Like e Comente ;)

Este post não necessariamente representa a opinião
do BroncosBrasil.com, mas unicamente de seu autor.

9 comentários

  • Me parece um bom estepe… com a contusão do Koppen e a possível suspensão do Miller, podemos ter nosso record diminuido em duas ou tres vitórias, mas nada que prejudique a ida aos playoffs… mesmo com o time "baqueado" não consigo imaginar menos de 10 vitórias… até lá Walton já voltou… continuamos SB contender.

  • O Fox comentou que o front office do Broncos tem uma lista de jogadores para cada posição para num caso como esse, poder ir atrás e contratar. Eu ainda acho bem complicado ir até a semana 6, no mínimo, com Ramirez ou Vallo fazendo o snap para Manning. Não tenho confiança neles durante os audibles e no huddles… isso precisa de mta experiência!

  • Nosso time ainda dá um caldo, mesmo com os desfalques. Acho que o Manny ou o Vallos, um dos dois vai dar conta. Temos position battles por isso, pra ver quem se sai melhor.

  • Tenhamos fé, han

    A cada dia as notícias me apertam o coração com essas baixas. Vamos confiar nos pontos positivos do Vallos e que o entrosamento entre ele e Alex Gibbs nos seja de grande valia. Ainda acho o Broncos um bom candidato ao Super Bowl sim… Tenhamos esperança e GB²

  • Fábio (ou outros que queiram responder…rs..) você acha que o nosso ataque é afetado em quantos % com a saída do Koppen? Levando em conta o entrosamento, o espírito do time que parece muito bom, a adaptação do jogador a altitude de Denver e a posição de Center entre outros.

    • Depende muito de como o C irá. O grande problema do Manny é psicológico, foi difícil pra ele ano passado entender todo o ataque do Manning. Tenho a esperança de que, pelo fato de ele ter sido o C durante toda a offseason, os OTAs e practices, além de te rcomeçado o Training Camp na posição, ele talvez possa ter melhorado nesse aspecto. Mas é impossível dizer até vê-lo em ação na preseason.

    • Dificil responder em %. Acho que ficamos piores do que com ele, sem duvidas. Nem Vallos e nem Lilja serao capazes de substituir JD Walton e o Koppen (reserva do JD).

      Mas se pararmos pra pensar, nossa linha eh sensacional. Nenhum dos outros 4 deve precisar de ajuda e pode facilmente segurar defensores em confrontos 1-on-1. Entao seja la quem for o C, pode ter ajuda do Beadles ou do Vasquez a cada jogada e isso vai ajudar muito e nao vazar nada pelo meio.

      E outra, temos o Manning e seu release mais rapido do mundo atras do pocket. Isso tb vai ajudar muito. Entao, perdemos qualidade sem o C titular e seu primeiro reserva? Sim, mas isso nao compromete nossa temporada na minha opiniao…

  • Li nos EUA a especulação de que o Manning teria sugerido a contratação de seu amigo Jeff Saturday para o lugar do Koppen. Isso seria um problema, Jeff se aposentou na última temporada, mas ainda assim eu preferiria ele do que o Vallos, ambos já tem um entrosamento de anos.

    • Parece que até houve uma conversa do time com o Saturday mas nada se concretizou. Além de estar aposentado e velho, ele jogou mto mal no ano passado e foi até pro banco. Não sei até onde seria bom essa contratação.

Deixe seu comentário


+ 1 = quatro

Curta o BBr no Facebook

Aposta 10

Comentários +Recentes

Grupo do Facebook

Siga o BBr no Twitter