De torcedor para torcedor – Site não oficial

Falece Frank Tripucka, primeiro QB do Broncos

12/09/2013 - 19:25


Tripucka

O primeiro quarterback a jogar pela franquia do Denver Broncos e detentor da desaposentada camiseta #18, Frank Tripucka, faleceu na manhã dessa quinta-feira em Woodland Park (NJ) aos 85 anos.

O Broncos disse em uma nota oficial que “Frank sempre vai ter um lugar especial na história do Denver Broncos pelo o que ele significou para essa organização e comunidade.

Tripucka ajudou a estabelecer as fundações nos primórdios da história do clube – ele originalmente veio a Denver para ser assistente do ténico Frank Filchock. Mas ele era a melhor opção do time nas chamadas de jogadas e acabou se tornando o quarterback titular. Para saber mais da história de Tripucka clique aqui.

No ano de 1960, na temporada inaugural do Broncos, ele se tornou o primeiro americano a ser um quarterback profissional e lançar para 3 mil jardas. Essa foi sua melhor temporada nas estatísticas, completando 51,9% dos passes para 3038 jardas e 24 touchdowns. Ele detém a marca história de ter sido o primeiro atleta a lançar um touchdown na história da AFL, um passe de 59 jardas para Al Carmichael.

Ele jogou no All-Star Game da AFL no ano de 1962, depois de levar o Broncos a sua primeira temporada com recorde de vitórias iguais ao número de derrotas (.500). Nesse mesmo ano, Tripucka lançou para 447 jardas em um jogo em Buffalo – um recorde da franquia que só foi quebrado no ano 2000.

Tripucka.

Figurinha da época, com Frank Tripucka.

Em suas 4 temporadas atuando pelo Broncos ele lançou para 7676 jardas, um recorde que ainda é o melhor da franquia. Ele ainda figura em lugar em passes completos e touchdowns na história do time.

Tripucka que está no Ring of Fame do Broncos, tinha sua camiseta #18 aposentada até o ano de 2011. Com a chegada de Peyton Manning ao time do Colorado, Tripuck voltou aos noticiários quando deu sua bêncão para que Manning desaposentasse a #18 do Broncos e voltasse a utilizá-la.

“Eu tenho admirado Peyton por um longo tempo,” Tripucka disse na époda. “Ele é um dos maiores de todos os tempos e ver ele vestindo a mesma camisa que eu vesti me trás muita alegria.”

Manning ficou lisongeado ao ouvir isso de um dos únicos 3 atletas que tem seu número aposetado pelo time.

“Isso realmente vai contra tudo o que eu acredito em ser um cara que gosta da história do football e eu acredito que quando um número é aposentado, ele deve permanecer aposentado. Mas conversando com Frank Tripucka, eu senti que realmente ele queria que usasse esse número,” disse Manning na entrevista. “E estou honrado em usar esse número, ser mais um quarterback para o Denver Broncos assim como o senhor Tripucka foi quando jogou aqui. É realmente uma honra para mim seguir seu desejo de usar a #18 pois é isso que ele quer.”

“Nós estamos profundamente tristes por ele ter falecido nessa manhã. Nossos corações e orações estão voltados à Randy, esposa de Frank, seus sete filhos e toda sua família.” disse o Broncos em nota oficial.

Este post não necessariamente representa a opinião
do BroncosBrasil.com, mas unicamente de seu autor.

2 comentários

Deixe seu comentário


2 + = onze

Curta o BBr no Facebook

Aposta 10

Comentários +Recentes

Grupo do Facebook

Siga o BBr no Twitter