De torcedor para torcedor – Site não oficial

Como fica a defesa sem Von Miller?

26/12/2013 - 22:56


von miller

Como todos já sabem, nosso melhor jogador de defesa Von Miller rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho e está fora do restante da temporada 2013. A partir disso, discutíamos no nosso grupo do facebook como o Denver Broncos vai ficar sem ele. Eu não pretendo dizer que sem ele tudo continua a mesma coisa, mas também acho que esta perda não é exatamente o fim do mundo. Vamos dar uma olhada em como fica o nosso sistema defensivo sem ele?


Antes de mais nada, qual vai ser a cara da defesa sem o Von Miller? Para melhor entendimento de alguns termos, clique aqui para ler nosso material mais técnico sobre os aspectos do jogo que envolvem o futebol americano.

 

Base (5-2, 4-3 under)

A formação base sem o Von Miller já pôde ser vista no próprio jogo contra o Texans, assim que ele saiu do jogo lesionado. O Nate Irving ocupou seu lugar como SLB, enquanto pelo meio tivemos uma rotação entre os defensive tackles Terrance Knighton e Sylvester Williams (e Mitch Unrein), já que o Kevin Vickerson também está machucado.

O Knighton foi o jogador chave dessa formação, sendo o nosso 1-tech que criava caos pelo meio da linha ofensiva adversária. Assim, com o Williams (e Unrein) jogando mais como under tackle, tivemos o Malik Jackson e o novato Jeremy Mincey ocupando o espaço do Derek Wolfe como 5-tech. Do outro lado, o outro defensive end foi quase sempre o Robert Ayers.

Pela verstatilidade, o Shaun Phillips poderia ser aproveitado como SLB numa rotação com o Irving, mas o mais provável nesse sistema é vermos ele dividindo snaps com o Ayers.

 

Base padrão (4-3)

Não sabemos ao certo se era o gameplan original ou se foi um ajuste por causa da lesão do Von Miller (o mais provável é um ajuste), mas o Denver Broncos teve mais looks 4-3 padrão na última semana.

Nos downs de passe jogamos muitas vezes no tradicional sistema Tampa-2 com o MLB Paris Lenon recuando para jogar uma zona intermediária um pouco mais funda no meio do campo. Nessa formação, usamos o Malik Jackson como defensive end em todos os snaps, oposto a uma rotação entre Phillips e Ayers do outro lado.

 

Nickel

Nas jogadas com 1 defensive back a mais ocupando o lugar de 1 linebacker, usamos basicamente 2 linhas defensivas diferentes (da direita para a esquerda, do ponto de vista do ataque adversário): Ayers, Unrein, Williams, Jackson / Ayers, Jackson, Williams, Phillips.

A segunda opção de linha defensiva é mais voltada para uma perspectiva de maximizar o pass rushing. Ela também deve ser usada em formações dime.

 

O que vamos perder

O Von Miller pode fazer jogadas que outros jogadores não são capazes de fazer. Em resumo, as habilidades técnicas dele são especiais e vão fazer muita falta. Seja a velocidade que ele tem fazendo o pass rushing pelo edge, ou o equilíbrio fantástico que ele tem diante dos OLs, ou ainda o sinistro instinto que ele tem em conseguir tirar a bola da mão do QB e causar fumbles.

Ele ainda é espetacular fugindo de bloqueios para agarrar tornozelos no backfield e conseguir tackles for loss, além de ser muito forte. Ou seja, um jogador completo. Isso tudo é o que vamos perder sem o melhor defensor do time e talvez de toda a NFL.

 

O que pode ser feito sem ele

Podemos fazer pressão mesmo sem o Von Miller. Temos jogadores de talento enorme na nossa linha e todos eles são capazes de executar essa função. Vamos dar uma olhada na eficiência do que ainda temos em campo:

Jogador Snaps
Pass Rushing
Sacks Hits, Hurries
e Pressões
Total Eficiência
Shaun Phillips 453 11 37 48 10.6%
Robert Ayers 293 4 29 33 11.3%
Malik Jackson 361 5 32 37 10.2%
Terrance Knighton 307 4 34 38 12.4%
Jeremy Mincey 151 2 17 19 12.6%
Sylvester Williams 136 2 5 7 5.1%
Mitch Unrein 167 0 9 9 5.4%
Derek Wolfe 370 4 34 38 10.3%

Números retirados do PFF

Para termos idéia desses números, um defensive tackle para ser um dos top-10 pass rushers na posição precisam de ao menos 10.1% na coluna da eficiência. Jackson, Knighton e Wolfe ultrapassam essa marca em 2013.

Quanto aos defensive ends, para ser um dos top-10 é necessária uma eficiência de ao menos 12.9%. O Mincey se aproxima muito dessa marca (apesar da amostra reduzida) e ambos Phillips e Ayers não atingiram o número por pouco.

O Von Miller, até o momento em que se lesionou contra o Texans, se sobressaía na NFL com 15.9% de eficiência. Isso fica ainda mais impressionante (positivamente) e curioso (negativamente) quando notamos que nos últimos 3 jogos (KC, SD, HOU) ele só teve 1 sack e 6 pressões em 81 snaps de pass rushing, totalizando uma eficiência de 8.6%.

 

Fora dos números

Eu sei que temos torcedores que não se importam com a informação que os números podem fornecer. Uns dizem que o Von Miller não foi o mesmo em 2013, outros dizem que nossa temporada acabou com a lesão dele, e etc.

Mas no fundo, a verdade é que com e sem o Von Miller a defesa em geral encontrou dificuldades em muitos jogos este ano. Com ele em campo, no jogo do seu retorno, este lado da bola permitiu 39 pontos contra o Colts. Contra o Patriots foram 31 pontos no segundo tempo, além de 28 pontos para o Chiefs, por exemplo.

No entanto, vale lembrar que não perdemos “apenas” o Von Miller pelos 6 primeiros jogos por causa da suspensão. Derek Wolfe, Kevin Vickerson, Champ Bailey, Rahim Moore e outros… a lista é grande de jogadores titulares que se machucaram. Isso atrapalha qualquer time numa liga tão equilibrada como é a NFL.

 

O ponto é que o Von Miller é um jogador muito especial e estava sim jogando muito em 2013, embora alguns comentaristas na TV digam que não. Contudo ele é apenas 1 jogador e não a defesa inteira.

Sua maior especialidade é no departamento de pass rushing e nós ainda temos as ferramentas necessárias e vários jogadores acima da média para realizar esta tarefa. Ter alguns lesionados voltando também vai ajudar muito nos playoffs. O Champ Bailey por exemplo, que jogou em rotação como nickel contra Houston, já deu uma estabilidade ainda maior para a secundária.

O Texans não é tão ruim quanto parece e na NFL nunca se pode pensar assim. Permitir somente 13 pontos para um time que tem Matt Schaub, Andre Johnson e outros foi sim a melhor partida da nossa defesa em 2013. O que precisamos agora é de consistência.

Eu ainda acredito e muito neste time, e você?

GO BRONCOS!

Gostou do post? Clique em Like e Comente ;)

Este post não necessariamente representa a opinião
do BroncosBrasil.com, mas unicamente de seu autor.

6 comentários

  • Sensacional, n tinha idéia dos numeros monstros da eficiência do Miller, muito acima da média
    E lembro até hj, antes do início da temporada, quando o Everton riu de mim, quando eu disse que Shaun Phillips ia fazer 13 sacks na temporada… Ainda dá tempo, meu jovem! ahuhuahua

  • ACREDITO até meu último fio de cabelo!

    Miller fez demais enquanto esteve em campo, mas fizemos muito sem ele também. Melhoras pro nosso menino, mas ele ainda tem muito de que se orgulhar enquanto assiste ;)

  • acredito pra caralho nesse time, tenho certeza que chegaremos ao SB
    se não chegarmos eu arranco os pentelhos do meu cu com uma pinça!!!!
    ta feita a aposta eu confio nesse time E TENHO DITO!!!!!!!!
    GO BRONCOS!!!!

  • A diferença dele é ser um PLAYMAKER defensivo acima da média. Com uma boa partida dele ele pode resolver um jogo para o Broncos. Torço que o Shaun Phillips e o Ayers apareçam bem, e que nossa secundária roube a bola dos adversários.

    GO DENVER!

  • Excelente post Fabio!

    Não sei se estou certo, mas pelo o que tenho visto, a minha maior preocupação com a defesa não é nem em torno dessa lesão do Von… pq mesmo com ele eu já estava com um pé atrás em relação a defesa. Nossa defesa hoje não está apenas jogando mal, o JDR parece que perdeu a mão da equipe, não temos hoje um MLB titular, Woodyard está jogando mal nessa posição, ele não se achou ali, e o Lenon é bem limitado e já tá perto de uma aposentadoria, na posição de safety temos o mesmo problema, Ihenacho fez a 1º parte da temporada muito boa, mas nas ultimas partidas o JDR está sacando ele do time e colocando o Bolden… eu não consigo entender o pq disso, Bolden é fraco e até hoje não mostrou nada dentro de campo que justifique esse ganho de posição. Agora além desses problemas, perdemos o melhor defensor da liga ( na minha opinião ), Von é capaz de ganhar jogos para nós com suas habilidades, isso machuca mto a defesa.

    Mas eu gostei do pass rusher contra o Houston, principalmente por parte dos DT, Knighton e Williams foram muito bem, se a pressão pelo meio funcionar, nossos DE terão mais espaço para chegar no QB. E na posição de MLB, eu queria ver um pouco do Steven Johnson no jogo contra o Raiders, gostei dele na pré season da temporada passada, acho que merece uma chance de mostrar algo nessa ultima partida.

  • Dá pra colocar um * no Jeremy Mincey já que esses 2 sacks foram pelo Jaguars…

Deixe seu comentário


5 − = dois

Curta o BBr no Facebook

Aposta 10

Comentários +Recentes

Grupo do Facebook

Siga o BBr no Twitter